Estádio











SAN SIRO




SAN SIRO: UM MITO CHAMADO "A ESCADA DO FUTEBOL"

O presente de Piero Pirelli

O Estádio San Siro (nome de um santo ao qual era dedicada uma igrejinha nos arredores) foi um presente do então presidente do AC Milan, Piero Pirelli(mandato 1909 - 1929) à “sua” Milão. O estádio foi construído em apenas treze meses e meio, graças ao trabalho de 120 operários. O custo da obra na época foi de cerca de 5 milhões de liras, o equivalente a três bilhões e meio de Euros, hoje. O projeto traz as assinaturas dos arquitetos Stacchini (a quem se deve o desenho da Estação Central) e Cugini.

A inauguração

Em 1935 o Milan vendeu o estádio ao Município, que três anos depois, decidiu reformá-lo. O futebol tornava-se cada vez mais um fenômeno de massa e o San Siro precisou adequar-se. O projeto de ampliação, estudado pelo arquiteto Rocca e pelo engenheiro Calzolari, possuía estruturas pré-existentes que sustentavam um sistema de arquibancadas e uma série de rampas de acesso externo. A capacidade, na sua orígem, era de 150 mil lugares, mas acabou sendo reduzida para menos de 100 mil lugares, por uma deliberação do Município de Milão, em 1952. As obras foram concluídas em 1939 com uma despesa de 5.100.000 de liras e a re-inauguração do novo estádio modernizado aconteceu em 13 de maio de 1939, com a partida Itália X Inglaterra, que terminou empatada em 2 X 2 e resultou numa arrecadação de 1.200.000 de liras.

A primeira reforma e ampliação

Nel 1935 il Milan vendette l’impianto al Comune che, tre anni dopo, decise di ingrandirlo. Il football diventava sempre più un fenomeno di massa e San Siro dovette adeguarsi. Il progetto di ampliamento - studiato dall’architetto Rocca e dall’ingegner Calzolari - sfruttava le strutture preesistenti che sostenevano un sistema di gradinate a sbalzo e una serie di rampe di accesso esterno. La capienza, in origine, era di 150 mila posti, ma venne ridotta a meno di 100 mila da una delibera del Comune di Milano del 1952. L’inaugurazione del nuovo stadio rimodernato - i lavori furono conclusi nel ’39 con una spesa di lire 5.100.000 - è datata 13 maggio 1939, con la partita Italia-Inghilterra (2-2), che fruttò un incasso di lire 1.200.000

A segunda "maquiagem"

Em 1954 começaram as obras da segunda ampliação, terminadas doze meses depois com a inauguração em 26 de outubro de 1955, com a capacidade aumentada para 85 mil lugares. A primeira instalação de iluminação era de 1957, sendo instalado o primeiro placar eletrônico em 1967. Em 1979 esta instalação foi substituída por uma mais moderna e o segundo anel de arquibancada popular foi restaurado. No dia 03 de março de 1980, o estádio recebeu um título, com uma lápide colocada no portão principal, em homenagem a Giuseppe Meazza, inesquecível campeão do Milan e da Inter, morto um ano antes. Em 1986, o primeiro anel de arquibancada foi completamente numerado com cadeiras coloridas: vermelhas na tribuna central, laranjas do lado oposto à tribuna, verdes e azuis na parte inferior do estádio.

A última fase de modernização

O estádio San Siro teve a sua última fase de modernização na copa do mundo de 90. Na época, decidiu-se construir o terceiro anel de arquibancada, que exigiu longos meses de trabalho. Sua inauguração aconteceu em 25 de abril de 1990, com uma partida do Milan contra a Juventus (0 X 1), na final da copa Itália. A primeira idéia foi desenhar um estádio com estilo futurista, projeto idealizado peloarquiteto Giancarlo Ragazzi, Enrico Hoffer e o engenheiro Leo Finzi. Das onze torres externas, que sustentam o peso do último anel de arquibancada e a estrutura do telhado, foram feitas as rampas de acesso às arquibancadas. A cobertura do estádio é formada por painéis de policarbonato translúcido. Para dar mais conforto foram colocadas arquibancadas ergonômicas, numeradas e coloridas, no segundo e no terceiro anel. Com a reforme a capacidade do estádio passou a ser de 85.700 lugares. Mais tarde foi instalado um novo sistema de drenagem e aquecimento e ainda um novo fluxo de iluminação. Em 8 de junho de 1990 o estádio sediou a Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo com a partida entre Argentina X Camarões. Desde então a "Scala del Calcio" tem sido sede para paixões de milhões de fãs. Durante o verão de 2008, o estádio ficou com a capacidade para 80.018 espectadores para ir de acordo aos novos padrões Uefa.

Os números

Para construir o San Siro foram usados 100.000 kilos de cimento, 3.500 metros cúbicos de areia e 15.000 kilos de ferro armado. Para marcar as linhas do campo foram gastos 80 kilos de gesso. As dimensões do campo são: 105 metros de cumprimento por 68 metros de largura. As traves perimetrais do estádio são de 204 e 296 metros e pesam respectivamente 1.100 e 2.000 toneladas. Sobre a cobertura foram instalados 256 projetores que funcionam com lâmpadas de 3.500 watt. Para executar as operações principais de restauração, foram construidos propositalmente dois guindastes de 64 metros de altura. Dentro deles ficavam escadas de emergência e um elevador de serviço que pesava 1 tonelada. O estádio de San Siro localiza-se próximo ao hipódromo e está a aproximadamente 6 km de distancia do centro da cidade.

Palco de espetáculos internacionais do esporte e da música

O estádio San Siro, um dos símbolos de Milão assim como o teatro La Scala e o Duomo, não é conhecido mundialmente somente pelo futebol. Lá aconteceram diversos eventos que marcaram a história, como o a luta de boxe entre os pugilistas Duilio Loi e Carlos Ortis, em 1º de setembro de 1960, revanche pelo título mundial. Na ocasião estiveram presentes 53.042 espectadores, 8 mil em volta do ring, gerando uma receita de 130 milhões. O estádio milanês foi palco também de diversos concertos musicais, como o de Bob Marley, no dia 27 de junho de 1980, em sua única apresentação na Itália. Para ver Bob Marley cantar ao vivo, o estádio lotou com um público digno de um clássico de futebol: 90 mil pessoas. O mesmo aconteceu quando o grande ídolo do rock, Bruce Springsteen se apresentou em 1985. A tribuna vermelha se transformou numa discoteca ao ar livre. Atualmente o estádio possui um museu que tem à mostra mais de um século de Milan e Inter através das relíquias dos personagens que escreveram a sua história. O estádio é visitado, durante os campeonatos, por aproximadamente 50 mil pessoas durante os dias em que não há jogos. Atualmente o estádio é administrado conjuntamente pelo Milan e pela Inter.




MUSEO E STORE

San Siro Tour & Museu

O Museu do San Siro, único na Itália que funciona dentro de um estádio, foi inaugurado no dia 5 de outubro de 1996. Criado a partir de uma coleção particular e constantemente ampliado com novos objetos, ele conta a história da Inter e do Milan através de uma série de relíquias únicas no mundo: camisas históricas (de Rivera a Mazzola, de Pelé a Maradona, de Zidane a Crujiff), copas e troféus, bolas, chuteiras, objetos de arte, lembranças de vários tipos sobre a lenda do futebol mundial, mas principalmente no coração dos apaixonados por este esporte.
Na sala de cinema que existe dentro do museu, é exibido diariamente um sugestivo filme dedicado ao Milan, à Inter e à história do Estádio do San Siro: imagens de momentos de grandes estrelas que jogaram neste gramado. Para um encontro especial com os jogadores, existe uma sala dentro do museu com 24 estátuas em tamanho natural de Zenga, Bergomi, Facchetti, Mazzola, Suarez, Vieri, Zanetti, Matthäus, Meazza, Picchi, Rummenigge, Herrera, Cudicini, Gullit, Van Basten, Rijkaard, Liedholm, Nordahl, Paolo e Cesare Maldini, Baresi, Rivera, Trapattoni e Rocco. Uma maneira única para reviver as maiores emoções.
Nos dias em que não há eventos no estádio, é possível também fazer uma inesquecível em alguns pontos do San Siro que sempre desejou conhecer. Uma experiência única que permitirá apreciar toda a beleza de um dos mais importantes palcos esportivos do mundo.
Entrada: Portão n° 14
Horário: diariamente das 10h00 às 17h00. O museu não funciona nos dias de jogos.
Preços: visita ao museu – 7 euros (adultos) e 5 euros (com desconto). Visita ao museu e tour pelo estádio: 12,50 euros (adultos) e 10 euros (com desconto).
Contatos, informações e reservas: Tel. +39 02 4042432 - Fax +39 02 4042251
www.sansirotour.com

San Siro Store

De camisas oficiais dos campeões da Inter e do Milan até os mais curiosos objetos, você pode encontrar na San Siro Store para celebrar a sua paixão pelo futebol e levar para casa uma recordação única do estádio. Contando com a colaboração dos dois patrocinadores esportivos das duas equipes, a San Siro Store é um verdadeiro ponto de referência para todos os apaixonados por futebol que visitam o estádio e que desejam trazer consigo uma lembrança da sua visita.
A loja tem um duplo papel: durante a semana, os seus espaços são divididos entre Inter e Milan. Já nos dias de partida, o local se transforma, dedicando-se inteiramente à uma só equipe da casa. Além disso, a San Siro Store também funciona nas partes externas. Próximo às cancelas do estádio, estão abertas cinco San Siro Shop, uma espécie de quiosques com algumas mostras de produtos que estão à venda na loja matriz.
A San Siro Store funciona diariamente das 10 às 17h00 e está localizada na entrada 14. Durante os jogos, a loja abre no mesmo momento em que as cancelas estão disponíveis para a entrada do público, correspondente ao portão 15. Recomeda-se aos torcedores que aproveitem para visitar a loja tranquilamente no intervalo da partida ou até meia-hora depois do final do jogo.
Entrada: Portão n° 14 (ou portão n° 15 nos dias de jogos)
Horário: diariamente das 10h00 às 17h00 (com variações nos dias de partida)
Contatos: Tel. +39 02 4046430 - Fax +39 02 4039688;
e-mail sansirostore@sansirostore.it

No comments:

Post a Comment