Friday, June 1, 2012


Messi precisa consolidar média 'surreal' para igualar milésimo de Pelé

Se quiser alcançar marca do “Rei”, jogador do Barcelona terá que manter sua melhor forma até os 34 anos ou média de gols até completar os 43


As épocas são distintas. O futebol e os craques também. Pelé foi o maior jogador do século XX. Lionel Messi, pelo menos por enquanto, é candidato a melhor do século XXI. Polêmicas à parte, essa é a impressão que tem pairado no ar desde que o argentino, de 24 anos, se tornou a maior referência do futebol na atualidade ao ser eleito pela terceira vez consecutiva o melhor do mundo. Após o feito, as comparações entre os dois astros estão cada vez mais frequentes. Mas afinal, Messi poderá romper a barreira do milésimo e, quem sabe, alcançar o recorde de Pelé: 1.281 gols? Uma projeção feita pelo GLOBOESPORTE.COM responde à pergunta e mostra quanto tempo o camisa 10 do Barcelona vai precisar para atingir os feitos imortalizados pelo ídolo santista entre 1956 e 1977.
estabeleceu se como critério inicial de comparação a idade atual do argentino: 24 anos e 11 meses. Além disso, também foi considerada a quantidade de gols marcados por ambos os jogadores em partidas oficiais e não oficiais por seus respectivos clubes e seleções para tentar nivelar a disputa e fazer a projeção do tempo que Messi vai precisar para alcançar os números de Pelé (reconhecidos oficialmente pela Fifa). Contra o jogador do Barcelona, no entanto, pesam os fatos de que Pelé jogava mais vezes por ano – vários amistosos – e incluiu em sua contagem os tentos anotados pela seleção do exército. Mas nada que apague os méritos do “Rei do Futebol”. Afinal, em 1959, 1961 e 1965, o maior jogador da história do Santos rompeu a barreira dos 100 gols em cada uma dessas temporadas.
Guardiola e Messi na comemoração do Barcelona da Copa do Rei (Foto: AP)Guardiola e Messi na comemoração do título do
Barcelona na Copa do Rei (Foto: AP)
Desde que Pep Guardiola se tornou o técnico do Barcelona em 2008/2009 - mesmo período em que Messi passou a assumir a condição de protagonista da equipe - foram 223 gols em 231 jogos pelo clube somando os amistosos. E o alto nível é mantido há quase quatro temporadas. Na carreira, contando jogos oficiais e não oficiais pela seleção argentina (Sub-20, Sub-23 e principal) e pelo Barça, o camisa 10 soma um total de 307 tentos e vive atualmente a sua melhor fase artilheira. Em 2011/2012, “La Pulga” fez 80 gols em 68 oportunidades. A média é de 1,17 por confronto. O recorde de Pelé, porém, data de 1959. Foram 126 gols em 103 duelos - média de 1,23. Lionel Messi é sinônimo de espetáculo. São raríssimas as vezes em que ele entra em campo e não dá show. Mesmo que, ainda assim, não consiga repetir com a seleção de seu país as atuações que tem com a camisa blaugrana.
Antes do surgimento de Messi e de sua consolidação como craque, a discussão sobre quem era o melhor jogador de todos os tempos estava quase sempre restrita a Pelé e Maradona. Para muitos, Pelé é rei. Para outros, Maradona é Deus. Mas atualmente “La Pulga” foi incluído nestas categorias. A tietagem da imprensa mundial sobre os constantes recordes assinalados pelo jogador chama a atenção. Os números parecem não resistir a tanta qualidade e seu futebol fala por si. Em março deste ano, Messi se tornou o maior artilheiro da história do Barcelona em partidas oficiais – tem 253 –, superando os 232 gols de César Rodríguez, ex-atleta do clube catalão entre as décadas de 40 e 50. Pela primeira vez na história, surge um jogador cujos feitos tornam possível uma comparação com Pelé.
Comemoração Messi - Barcelona X Malaga (Foto: Ag. AFP)Messi comemora gol do Barcelona contra o Málaga, pelo Campeonato Espanhol (Foto: Ag. AFP)
Aos 24 anos e 11 meses, o jogador do clube catalão, no entanto, não chegou a um resultado tão expressivo quanto o do Rei. Com esta idade, Pelé já era bicampeão mundial e tinha mais conquistas a seu favor. O ídolo santista colecionava 37 títulos, 7 a mais do que o argentino. Além disso, o número de gols era bem superior: 756 contra 307 de Messi. Considerado pela Fifa o melhor jogador de futebol do século, Pelé deslumbrou o mundo com sua técnica, visão de jogo e faro de gol: marcou 1.281 em 1.365 partidas - 1.091 pelo Santos, 95 pela Seleção Brasileira, 65 pelo Cosmos (EUA), 15 pelas Forças Armadas, nove pela seleção paulista e seis num combinado Santos/Vasco. Outro ponto interessante é o fato de que Pelé com 20 anos – em apenas quatro anos como profissional - já somava o mesmo número de gols que Messi tem atualmente com 24.
Pelé, quando vestiu a camisa do Santos pela primeira vez (Foto: Reprodução/Twitter)Pelé, quando vestiu a camisa do Santos pela
primeira vez (Foto: Reprodução/Twitter)
Aos 29 anos, o “Rei do futebol” anotou seu gol de número 1.000 contra o Vasco no dia 19 de novembro de 1969, no Maracanã . Se “La Pulga” estipular como meta o milésimo, no caso de ter a mesma idade de Pelé para estabelecer o registro, terá que marcar 173 vezes por temporada, mais de dois por partida, nos próximos quatro anos - ainda faltam 693. Algo aparentemente impossível para um atleta atualmente.
Então, considerando esta temporada como seu auge, o jogador precisará manter sua melhor forma - 80 gols - durante oito temporadas e fazer mais 53 na nona para alcançar os quatro dígitos. Ou seja, terá 34 anos, cinco a mais do que Pelé necessitou.
Contra Messi, no entanto, pesam os fatos de que ele dificilmente conseguirá manter seu atual desempenho por muito tempo e a quantidade de gols marcados por ele tende a cair com o passar dos anos. Fato naturalmente compreensível para o grau de exigência física no futebol moderno. Logo, projetando uma queda de rendimento e utilizando a média de gols do jogador por temporada na carreira: 38 gols, Messi precisará jogar até os 43 anos para alcançar o milésimo.Para alcançar o recorde máximo de 1.281 gols, a situação é ainda mais complicada. O jogador precisará anotar 81 tentos em cada uma das próximas 12 temporadas e, portanto, jogar em alto nível até os 37, mesma idade com que o "Rei" pendurou as chuteiras, e sem lesões graves.
Em 21 anos de carreira, o ex-atleta do Santos conquistou 60 títulos. Entre os mais importantes estão três Copas do Mundo, dois Mundiais de Clubes da Fifa, duas Libertadores, cinco Taças Brasil e dez Campeonatos Paulistas. Desses 60, 48 foram defendendo o clube da Baixada Santista. O que equivale a 52,17% de um total de 92 canecos levantados pelo Peixe ao longo de seu centenário. Para Messi alçancar o número de troféus, a conta é mais fácil: basta erguer três títulos por temporada durante uma década. No entanto, terá o difícil desafio de ser campeão do mundo com a Argentina por três vezes consecutivas para igualar em grau de importância.
  •  
Info Titulos Pele x Messi - 3 (Foto: Infoesporte)

No comments:

Post a Comment