Tuesday, June 5, 2012

Milan quer abandonar San Siro e construir estádio novo



O vice-presidente do AC Milan, Adriano Galliani, afirma que o clube vai abandonar seu famoso estádio San Siro e construir uma nova "casa" na cidade.

"Nosso estádio está entre os menos piores da Itália, o gramado está magnífico, tem uma boa visão das cadeiras, a maioria dos torcedores não se molha se chove e é fácil de se chegar lá", disse.

"Mas o primeiro andar foi construído em 1926 e compartilhar com a Inter não é fácil. Os diretores da Inter têm idéias diferentes das nossas e talvez seja a hora de pensar em dois estádios para cidade de Milão", disse Galiano em entrevista ao jornal Corriere della Será.

O Milan, formado em 1899, jogou em cinco estádios diferentes antes de ir para o San Siro, em 1926, e recebeu a companhia da Inter em 1947.

Antes de mudar com os "primos" para San Siro, a Inter jogou na Arena, no centro da cidade, o estádio mais antigo do mundo em termos de futebol de primeiro nível. O local foi aberto em 1807, um século antes da fundação da Inter.

O San Siro, de três andares e capacidade para 80 mil pessoas, foi radicalmente reformado para a Copa do Mundo de 1990 e recebeu o jogo de abertura do torneio.

Mas Galliani afirma que os investimentos para a Copa não foram usados de maneira inteligente.

"O erro da Copa de 90 na Itália foi desenvolver estádios existentes ou construir novos, com pistas de atletismo. Foi assim que perdemos uma oportunidade histórica", disse.

O estádio Delle Alpi, em Turin, foi um dos novos construídos, mas será demolido no próximo ano para abrir espaço para um novo campo da Juventus, com capacidade reduzida e sem pista de atletismo.

Os clubes italianos terão uma segunda chance de acesso a financiamentos para estádios com a candidatura do país para abrigar o Campeonato Europeu de 2012.

O número de torcedores nos estádios italianos nesta temporada caiu 20% e algumas pessoas, como Franco Carraro, chefe da federação de futebol, culpa o preço do ingresso e a violência, mas Galliani aponta também a situação dos estádios.

"Todos os presidentes de clubes concordam com a minha visão de que a queda sem dúvida está relacionada aos estádios, que são obsoletos e não são projetados para futebol", disse.

"Não dá para ver todo o jogo, tem má visibilidade e se chove, você fica ensopado, como o que aconteceu com os 5 mil torcedores do Livorno em Florença no domingo, que ficaram resfriados depois do jogo sob chuva. Não dá para continuar assim", acrescentou.

"O jeito é construir novos estádios porque a maioria dos estádios atuais não se pode salvar ou reformar", disse Galliani, que citou como modelo a Arena AufSchalke, do clube alemão Schalke 04.

"Os alemães me disseram que vendem em média 30 mil litros de cerveja por jogo, Nos nossos estádios não dá nem para pegar um copo de água", disse.

"É óbvio que com estádios assim, as pessoas vão preferir ver o jogo na televisão e não ir ao campo". 

No comments:

Post a Comment