Monday, May 7, 2012


Juve leva título italiano antecipado com ajuda argentina do Inter de Milão

Trieste e Milão, Itália

Velha Senhora bate Cagliari e conta com a derrota do concorrente Milan para os nerazzurri de Diego Milito e Maicon para chegar ao 28º Scudetto


Após amargar anos sem títulos importantes e até uma temporada na Segundona, o Juventus voltou a conquistar o Campeonato Italiano. E com ajuda argentina, apesar de não ter um hermano no seu elenco. Fora de casa, a invicta Velha Senhora venceu o Cagliari por 2 a 0, neste domingo, e contou com a derrota do Milan para o Inter, que bateu o arquirrival por 4 a 2, com três gols de Diego Milito e um de Maicon, numa bomba de fora da área.
Com esses resultados, o Juventus chegou aos 81 pontos e, a uma rodada do fim da Série A, não pode ser mais alcançado pelo Milan (77), que viu o sonho do bicampeonato se tornar pesadelo e, para piorar, fechou a temporada 2011/2012 sem título (o time está fora da final da Copa da Itália - Juve e Napoli fazem a decisão).
Torcida do Juventus festeja título na Praça de São Carlos, em Turim (Foto: EFE)Torcida do Juventus festeja título na Praça de São Carlos, em Turim (Foto: EFE)
Desde 2003 que o time de Turim não assegurava o Scudetto (os de 2005 e 2006 foram retirados por causa do escândalo de manipulação de resultados). Ao todo, o Juventus, que ainda não perdeu no campeonato (22 vitórias e 15 empates), tem 28 títulos nacionais.
O técnico Antonio Conte, ex-capitão do Juve nos anos 90, não escondeu a emoção após o título.
- O mérito é dos jogadores, que acreditaram neles mesmos, e dos torcedores, que sempre nos apoiaram. O Milan foi um adversário muito forte e também está de parabéns - disse o treinador da Velha Senhora, que não conta com brasileiro no elenco.
Vucinic comemora gol do Juventus contra o Cagliari (Foto: Reuters)Jogadores do Juventus comemoram título italiano (Foto: Reuters)
Diego Milito marca para o Juventus, ou melhor, para o Inter
Apesar de atuar em Trieste diante do Cagliari, a cabeça do Juventus também estava voltada para o clássico entre Inter e Milan. E, como todo “derby della madonnina” que se preze, o duelo começou bastante equilibrado. A primeira chance foi do Milan, aos 11 minutos, com Ibrahimovic arrematando para fora após receber bom cruzamento de Robinho.
Vucinic marca gol do Juventus contra o Cagliari (Foto: Reuters)Vucinic fez o 1º gol do Juve em Trieste (Reuters)
No entanto, a resposta nerazzurra veio rápida. E fatal. Sneijder cobrou falta da intermediária e mandou a bola na área. A zaga do Milan, que outra vez não contou com Thiago Silva (segue se recuperando de um problema muscular), vacilou ao pedir impedimento do ataque rival, e o atacante argentino Diego Milito, com o velho faro de artilheiro, colocou no fundo da rede aos 13.
Festa da torcida do Inter no Giuseppe Meazza e dos tifosi do Juventus, que, em Trieste, ia vencendo sua partida por 1 a 0 com um gol de Vucinic (o Cagliari teve que atuar longe da Sardenha por causa de um imbróglio com a prefeitura de sua cidade em relação ao estádio Sant'Elia).
Diego Milito comemora gol do Inter de Milão contra o Milan (Foto: AFP)Diego Milito comemora gol do Inter de Milão contra o Milan (Foto: AFP)
Precisando vencer para seguir na briga pelo Scudetto, o Milan acabou sentindo o gol e, por pouco, não sofreu o segundo logo em seguida. Na verdade, até sofreu, do zagueiro brasileiro Lúcio. Mas o lance foi anulado pelo árbitro, por posição de impedimento do defensor.
Pênalti fantasma para o Milan
Embora fosse melhor, o Inter acabou sofrendo o empate no fim do primeiro tempo. E de maneira polêmica. Boateng penetrou na área, e o goleiro Julio César cortou a bola com mão antes de tocar no ganês. No entanto, o árbitro Nicola Rizzoli enxergou pênalti, revoltando o ex-arqueiro do Flamengo, que acabou levando amarelo por reclamação.
Na cobrança, Ibrahimovic, provocado por Julio César antes de chutar, colocou no canto e igualou o placar aos 44. E, claro, devolveu a "gentileza" ao brasileiro.
Julio Cesar e Ibrahimovic na partida do Milan contra o Inter de Milão (Foto: Reuters)Julio César e Ibrahimovic trocam provocações no pênalti: jogadores são ex-colegas do Inter (Foto: Reuters)
Ibra vira, mas Milito “revira”
Logo no começo da segunda etapa, o Milan conseguiu a virada. Ibrahimovic recebeu na entrada da área, passou por Maicon e Lúcio, e, na saída de Julio César, deslocou o camisa 1, saindo para o abraço. Foi o 28º gol no campeonato do sueco, artilheiro isolado da disputa.
Robinho bate boca na partida do Milan contra o Inter de Milão (Foto: AFP)Robinho bate boca com auxiliar do Inter (Foto: AFP)
A festa, entretanto, durou pouco. O lateral Abate perdeu na corrida para Diego Milito e puxou o argentino na área. Pênalti claro. Na cobrança, o próprio hermano bateu com força e igualou o marcador, aos sete.
Com o empate, o jogo seguiu parelho. E, aos 33, Nesta acabou colocando o braço na bola dentro da área. Nova penalidade máxima. Diego Milito, outra vez, foi bater e não perdoou: 3 a 2. Delírio dos nerazzurri e, também, dos bianconeri (Juventus), que já venciam seu jogo por 2 a 0 (Canini, contra, fez o segundo para a Velha Senhora diante do Cagliari).
Celebração também de Milito que atingiu a média de um gol por jogo em oito jogos contra o Milan e de Julio César, que completou neste domingo 300 partidas pelo Internazionale.
Vucinic comemora gol do Juventus contra o Cagliari (Foto: Getty Images)Juventus celebra o título italiano (Getty Images)
Maicon faz golaço, e Inter segue sonhando com a Champions
Nos minutos finais, o Milan, com três atacantes (Cassano entrou para jogar ao lado de Ibra e Robinho), partiu em busca da vitória de forma desesperada. Até ameaçou a meta de Julio César, mas acabou levando o quarto aos 42. Maicon, com uma bomba de fora da área, fechou o caixão rossonero, garantiu o caneco de vez para o Juventus e reativou o sonho do Inter por uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada.
Para isso, o time do jovem técnico Andrea Stramaccioni precisa, na última rodada, vencer o Lazio e torcer para derrota do Udinese (para o Catania) e tropeço do Napoli diante do Siena.
Do lado do Milan, lamentações pelo vice, especialmente de Ibrahimovic, que vinha de oito títulos nacionais seguidos em times diferentes (Ajax, Juventus, Inter, Barcelona e Milan).
Maicon comemora gol do Inter de Milão contra o Milan (Foto: AP)Maicon joga a camisa e comemora gol do Inter contra o Milan (Foto: AP)

No comments:

Post a Comment